UNAFA FEDERAÇÃO É FUNDADA EM SALVADOR/BA
Durante a 6ª Conferência Nacional e 1ª Conferência Internacional em Defesa Agropecuária, em Salvador (Bahia), foram concluídos os acertos para a fundação da Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores Públicos da Defesa, Fiscalização e Inspeção Agropecuária do Brasil – UNAFA FEDERAÇÃO (UNAFA FEDERAÇÃO). A entidade nasce com o objetivo de defender a correta política de Defesa Agropecuária e os interesses dos seus agentes na aplicação dos princípios que a presidem no território brasileiro.
Consolidadores – Em obediência à legislação vigente, a UNAFA FEDERAÇÃO reúne representações sindicais de Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Ceará. Em um alentado pronunciamento, o Presidente do SINFA-MA, Saraiva Júnior, lembrou que foi durante uma conferência em Belo Horizonte, no ano de 2010, que a UNAFA foi idealizada e criada por sugestão do então presidente do SINFA, Hamilton Matos Cruz, e do presidente da ANFFA Sindical, Wilson Roberto Sá. A consolidação deu-se em 2011, sendo o Fiscal Estadual Agropecuário do Ceará, José Nilton de Almeida Júnior, eleito como Primeiro Presidente da UNAFA. No ano seguinte, Francisco Saraiva da Silva Júnior foi eleito o segundo Presidente. Em 2018, novamente o Ceará assume a liderança da luta nacional, com o Fiscal Estadual Agropecuário Antônio Dimas Simão de Oliveira, eleito Primeiro Presidente da UNAFA Federação. O Sindagri participa da diretoria da UNAFA Federação com mais 02 membros, Annira Aquino Cortez, como secretária de Comunicação e Organização e Patrícia Emília Gomes Facó, como suplente do Conselho Fiscal.
Os eleitos e empossados são:
-Antônio Dimas Simão de Oliveira (Presidente);
-Marcelo Corte Real da Silva (Vice-Presidente);
-Francisco Saraiva da Silva Júnior (Primeiro Secretário);
-Marcos Camargo (Segundo Secretário);
-Maria Fernanda Freitas de Almeida (Primeira Tesoureira);
-Samuel Sousa Silva (Segundo Tesoureiro);
-Annira Aquino Cortez (Diretora de Comunicação e Organização);
-Frederico Bittencourt Fernandes Maia (Diretor Jurídico e de Assuntos Institucionais);
-João Célio Moreira de Amorim (Diretor de Formação e Mobilização Sindical).
O Conselho Fiscal ficou assim constituído:
Titulares:
-Maxwell Carvalho de Oliveira,
-Diego do Amaral Sampaio e
-Ivan Garcia de Freitas;
Suplentes:
-Patrícia Emília Gomes Facó,
-Paulo José de Medeiros e
-Fabiano Sousa Vargas.
A eleição e a posse formais deram-se ainda em Salvador. A sede da entidade será em Brasília.
A primeira campanha atuará para atrair novos sindicatos para se filiarem à federação. E as metas da atual diretoria são: articular o registro sindical de entidades que enfrentam dificuldades neste particular; promover formação sindical para os dirigentes das representações filiadas; lutar contra qualquer forma de terceirização do serviço público; pugnar pelo nivelamento salarial e da nomenclatura das carreiras; e promover campanhas nacionais de valorização das categorias.