SERVIDORES INTENSIFICAM OS TRABALHOS DE DEFESA FITOSSANITÁRIA EM CARGAS DE BANANA
Algumas partidas de frutas que saem do estado do Ceará precisam da Permissão de Trânsito Vegetal - PTV, emitida por um Fiscal Agrônomo da Adagri. Esse documento serve para garantir a sanidade dos produtos que têm alguma restrição de trânsito.
Para cargas de banana, a PTV já era exigida para comprovar as ausências das pragas Sigatoka Negra e Moko da Bananeira. Com aparecimento da praga quarentenária "ácaro-vermelho-das-palmeiras" no Estado, essa praga também começou a ser exigida na PTV, segundo Instrução Normativa Nº 14, de 06 de abril de 2010 do Ministério da Agricultura e determinação do Departamento de Sanidade Vegetal no Ofício-Circular nº 15/2017/CGPP/DSV/MAPA/SDA/MAPA.
As ações do cumprimento dessa norma intensificaram na segunda-feira (23 de outubro), através das inspeções das partidas de banana, depois que algumas cargas foram rechaçadas pelos estados do Piauí e Maranhão.
Com essas ações, os produtos cearenses têm a garantia que estão sanitariamente seguros, além de evitar que os produtores do nosso Estado tenham prejuízos.